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6 itens indispensáveis na cloud que você nem sabia que precisava

A migração para uma infraestrutura em cloud tem conquistado cada vez mais empresas em todo o mundo. Vantagens como escalabilidade, economia e segurança são motivos inegáveis da nuvem, mas é preciso levar em conta que nem todas as provedoras de cloud do mercado oferecem os mesmos produtos e serviços para que elas funcionem 100% sem riscos.

Existem diversas soluções que podem ser colocadas na nuvem, e neste artigo, vamos falar sobre 6 itens que você deve ter em seu ecossistema de cloud para garantir o melhor aproveitamento dele. Vamos lá:

Tecnologia de ponta

Parece óbvio, mas conhecer a procedência dos softwares e hardwares utilizados pela sua provedora de cloud computing é muito importante.

Sendo um serviço de tecnologia, a cloud está sujeita tanto à constante atualização desse mercado quanto a ameaças cibernéticas cada vez mais inteligentes – e confiar na tecnologia oferecida pela sua provedora é a única forma de ter tranquilidade e uma infraestrutura realmente invisível.

Busque clouds que prezam por testes de desempenho frequentes, parceiros nacionais e internacionais que sejam especialistas em tecnologia de cada área – segurança, desktop, infraestrutura, etc. – e certificações como o Quadrante Mágico do Gartner, que é a consultoria mais renomada do mundo para fornecedores tecnológicos.

Segurança

Um ambiente em cloud sem a segurança adequada pode se tornar mais prejudicial à sua empresa do que uma infraestrutura on premise.

Por depender da conectividade para entregar todo o desempenho a que se propõe, a cloud está muito mais aberta para o mundo dos ataques ransomware, vírus e outros tipos de interceptação de dados – e uma boa solução de segurança é indispensável para manter tudo protegido.

Dessa forma, seja contratada à parte ou inclusa no seu plano com a sua provedora, não abra mão de um framework de segurança completo – melhor ainda se este framework for inteligente e tenha recursos como machine learning para acompanhar as tendências das ameaças mais recentes.

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Além do software, outro hábito crucial em termos de segurança é ter um Centro de Operações de Segurança (SOC, na sigla em inglês) com profissionais que vigiem seu ambiente com a maior frequência possível – 24 horas por dia, de preferência.

Monitoramento Cloud

Não basta apenas contratar uma solução de cloud computing se a sua empresa não se preparou para monitorá-la da forma correta.

Até mesmo o mais inteligente dos softwares precisa ser implementado de maneira customizada ao seu core business e depois monitorado a todo momento para identificar possíveis falhas, oportunidades de melhoria e atualizações necessárias. Todo esse processo visa adequar uma tecnologia super versátil à sua realidade e também a entrar em compliance com leis e normativas, diminuindo riscos e atingindo todo o seu potencial.

Por isso, invista em um serviço de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana do seu ambiente cloud – seja contratando uma equipe dedicada para isso, realocando profissionais de TI internamente ou confiando em uma provedora que já ofereça uma estrutura de NOC (Centro de Operações de Rede) confiável inclusa no seu pacote.

multicloud o que saber

Backup Cloud

Uma das grandes vantagens de migrar para a cloud é proteger seus dados de falhas mecânicas e desastres naturais que ameaçam os tradicionais datacenters on premises.

Uma prática que é indispensável para continuar garantindo a segurança de dados é ter uma solução de backup em cloud agregada à sua solução de infraestrutura em cloud. É importante que essa solução também esteja sujeita aos padrões de qualidade da nuvem, tais como monitoramento 24×7, testes constantes de recuperação e adaptabilidade à frequência de alteração dos dados inerente à atividade principal da empresa.

Um detalhe que às vezes é ignorado sobre o backup em cloud é que, para ser eficiente, ele precisa conseguir rodar da forma mais automática e fluída possível. Isso só acontece se você investir em um bom software, um link de transferência que comporte o tráfego, políticas de backup, entre outros.

A evolução do storage para backup, chamada de hyperscale, também se tornou um aliado incrível de empresas que migraram para a cloud. Essa tecnologia usa, além do software de backup, um appliance super performático para trazer agilidade na recuperação de dados e economia na escalabilidade.

Previsibilidade de custos

Talvez uma das maiores dores de empresas que adotaram o cloud computing em uma nuvem pública é a variação das cobranças.

Isso ocorre comumente porque a maioria dessas nuvens possui datacenters localizados fora do Brasil – como forma de economizar -, o que acaba acarretando em uma dependência da flutuação do dólar, além da incidência de impostos sobre os valores contratados.

Mas não é um objetivo utópico buscar a previsibilidade dos investimentos em cloud. Existem, sim, provedoras que têm não só um processo de cobrança muito mais simples e transparente, como também são 100% brasileiras, fechando projetos com fee mensal previsível e ainda orçados em reais.

Inclusive, vale a pena ficar de olho em todos os serviços agregados no seu plano contratado para entender o que comporta esse valor – evitando, assim, sustos no fim do mês com contratações extras como monitoramento, gestão de dados, suporte, etc (se eles não estiverem inclusos).

Atendimento e suporte

O último item talvez seja um dos mais importantes, apesar de já termos discutido pontos como tecnologia e investimentos.

Por que será que o atendimento e o suporte da sua provedora de cloud é essencial para a saúde do ambiente? Bem, como já foi mencionado, a migração para a cloud não é um evento único que começa e termina na implantação da solução. Ela requer cuidados constantes para manter a infraestrutura funcionando e não causar nenhuma instabilidade na operação da empresa (aquela que realmente vai fazer o dinheiro entrar).

Por isso, ter um canal aberto para diálogo com a provedora durante todo o período de utilização de seus serviços precisa estar na sua lista de itens indispensáveis na cloud.

Ainda, muitas delas possuem o suporte contratado à parte, ou formulários de contato em caso de clouds públicas maiores no mercado. É um caminho, mas busque também alternativas que levem em consideração o contato entre seres humanos para solucionar problemas. O atendimento humanizado em empresas de tecnologia tem se mostrado cada vez mais eficaz no suporte técnico, proporcionando uma experiência mais personalizada e um SLA (Acordo de Nível de Serviço, em inglês, métrica que define o atendimento prestado pela TI a seu cliente) muito mais satisfatório.

+ Leia o case: Transformação digital com propósito e 30% de redução de custos: case Saraiva

Hoje em dia, estar na cloud é cada vez mais acessível para todas as empresas. Isso significa que a concorrência passa a fomentar a qualidade de entrega – ponto positivo aos contratantes, que podem exigir itens como os listados neste artigo na hora de escolher quem contratar. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!