As soluções de acesso remoto são tecnologias programadas para tornar possível e seguro o trabalho fora do ambiente físico da empresa.
Neste artigo, você vai conhecer os diferentes tipos de sistemas de acesso remoto e as vantagens e desvantagens que cada um traz.
Continue lendo para saber mais!
Trabalho remoto, home office, teletrabalho: uma tendência inevitável
O trabalho remoto já havia começado a figurar como tendência muito antes da pandemia estourar no início de março de 2020.
Segundo uma pesquisa de 2019 do FlexJobs com o Global Workplace Analytics, duas empresas com foco no futuro do teletrabalho, o percentual de americanos que trabalha de forma remota cresceu 159% desde 2005, quando começaram a mapear esse modelo de negócios.
Só nos últimos 5 anos, esse percentual de crescimento foi de 44%.
Isso quer dizer do que, mais do que uma tendência que certamente decolou com a crise de saúde do coronavírus, o home office – como gostamos de chamar no Brasil – já era a realidade iminente de muitas empresas ao redor do mundo.
A flexibilização do local e até mesmo dos horários de trabalho é reflexo de uma geração multitalentosa e exigente quanto à realização pessoal, tanto dentro de empresas quanto fora, como consumidores.
O que mudou de 2005 para cá é que hoje as organizações já tratam o home office como um processo completo, dando a devida importância para questões como legislação trabalhista, segurança de dados e sistemas que facilitem o acesso ao servidor, estejam onde estiverem.
Soluções para acesso remoto
Dentro do âmbito da tecnologia do teletrabalho, uma das mais importantes é a de garantir que todos os funcionários tenham acesso às informações necessárias para realizar as suas entregas.
Para não ameaçar os servidores da empresa com conexões duvidosas, a solução é escolher como realizar esse acesso sem colocar as informações corporativas em risco.
Em princípio, existem três formas de acesso remoto: VDI, VPN e workspace.
O que é VDI (Virtual Desktop Infrastructure)?
VDI é a sigla em inglês para “Infraestrutura de Desktop Virtual”, que nada mais é do que uma forma de virtualização de desktops.
O VDI gera, no dispositivo físico de cada colaborador, uma imagem do sistema operacional da empresa – que está hospedado em um servidor em um data center.
Assim, o colaborador pode navegar do seu computador, laptop, tablet ou smartphone pelo sistema corporativo sem precisar instalá-lo na sua máquina, já que ele ficará disponível através de uma máquina virtual (VM).
Vantagens e desvantagens do VDI
Uma das vantagens deste tipo de acesso é que é possível configurar dispositivos de segurança e gerenciar permissões para cada máquina – por exemplo, liberando acesso ao CRM para a equipe comercial e restringindo a modificação de sistemas de pagamento exclusivamente ao setor financeiro.
A interface do desktop é amigável, já que cada colaborador tem uma estação dedicada que pode ser um ambiente Windows ou Mac, por exemplo.
Outro ponto positivo é que o processamento de dados é realizado no servidor, e não na máquina do colaborador.
Isso significa que o hardware utilizado pode até não ser o mais robusto, levando a empresa a economizar ao não precisar investir em dispositivos top de linha.
O que é VPN (Virtual Private Network)?
Já o VPN corresponde a Rede Virtual Privada – um tipo de acesso remoto que faz uma conexão segura e direta entre o dispositivo do colaborador e a rede corporativa.
Ele funciona como um túnel exclusivo para o tráfego de dados.
O VPN geralmente é acessado por meio de um software instalado na máquina, com login e senha corporativos.
Ele dá acesso a aplicativos, pastas de arquivos no servidor e dispositivos conectados via internet e tem um sistema de criptografia para aumentar a segurança dos dados em trânsito.
Vantagens e desvantagens do VPN
A principal vantagem do VPN é que geralmente só é preciso instalar o software no computador (geralmente laptops) que o colaborador já usa.
O procedimento de instalação é relativamente simples e pode ser uma alternativa mais econômica para empresas que não precisam distribuir muitos acessos dedicados.
Porém, é preciso ter cuidado: ao optar pelo VPN, vale lembrar que o processamento continua sendo feito no hardware do usuário – ou seja, ele precisa suportar os aplicativos e documentos que forem rodar naquela máquina.
Além disso, o VPN também cuida da segurança dos dados que circulam entre dispositivo e rede corporativa, mas apesar da criptografia, também corre-se o risco de que invasões levem os dados para outro ambiente.
O que é workspace?
Em tradução literal, um workspace é um espaço de trabalho, onde colaboradores de uma empresa realizam suas atividades.
No conceito de home office, o workspace – neste caso, digital workspace – se torna o ambiente virtual de trabalho de uma empresa.
O workspace como solução pode ser categorizado como um desktop as a service (DaaS) que facilita a virtualização de aplicações e dispositivos e entrega desktops seguros aos colaboradores.
A diferença entre o workspace e uma solução de VDI é que o workspace unifica todas as ferramentas de trabalho em um ambiente online conectado à nuvem, diminuindo a complexidade dessa integração.
Vantagens e desvantagens do workspace
O workspace vai reunir as vantagens dos acessos remotos já comentados, pois combina a virtualização de desktops com a segurança do acesso de qualquer lugar – tornando a modalidade de home office muito mais segura e gerenciável.
A experiência otimizada para o usuário final torna o workspace mais amigável do que as suas alternativas, pois não exige logins separados nas diferentes aplicações corporativas.
O workspace integra tanto o servidor de arquivos tanto os sistemas legados da empresa, tornando a navegação interna muito mais simples para o colaborador e sem exigir a instalação de plugins ou a constante autenticação de acessos.
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Quando usar VDI, VPN ou workspace?
Os três tipos de solução de acesso remoto para um ambiente virtual de trabalho têm características bastante particulares.
De modo geral, o VPN é uma boa alternativa para empresas menores ou que têm poucos dispositivos remotos que precisam acessar o servidor.
Dessa forma, basta configurar um acesso seguro para esses eventuais acessos e ter segurança no tráfego de dados, sem necessariamente criar todo um ambiente de trabalho.
Já o VDI é uma solução um pouco mais robusta para aquelas empresas que têm certa frequência de trabalho remoto ou mesmo colaboradores dedicados em outros locais que não os da sede física.
É uma boa opção que utiliza o servidor que a empresa já tem.
O workspace é a alternativa mais completa para empresas que estão em sua jornada para a transformação digital: além da flexibilidade de poder pulverizar funcionários para trabalharem de onde quiserem, ele tem a segurança do servidor em cloud e a facilidade de integração com todos os sistemas corporativos já utilizados, além de dispositivos locais.