A princípio, existe um frase corriqueiramente atribuída a Einstein, que diz “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”. Em síntese, ele nunca disse isso. Traduzindo para termos mais comuns, bem como, não podemos plantar sementes de tomate esperando colher milho, certo? Entretanto, assim como todo processo evolutivo de uma empresa, esse é um trabalho constante de aprendizado. Desde experiências construídas como plantar e saber colher ou melhor, saber onde plantar e como colher. Por outro lado, tudo isso não acontece do dia para a noite. Se você analisar essa questão mais aprofundadamente, chegamos a uma conclusão.
Sabemos que as empresas aprendem constantemente, e, que existem sementes que brotam mais rápido e demandam quase nenhuma preparação do solo. Entretanto, existem outras que levam mais tempo e também apreciam de adubos e técnicas mais complexas para crescerem fortes. Recentemente uma matéria na Revista Você S/A, apontou para o perfil de “colheita” que todas as empresas terão no futuro. O texto possui o título “A linguagem do futuro – A habilidade de programar será exigida em todas as áreas e se tornará tão importante quanto saber falar inglês”. Definitivamente, imagine que mundo incrível será esse, em que seus colaboradores irão desenvolver e adaptar suas ferramentas de trabalho. Com um processo de TI voltado ao negócio de maneira coletiva.
Preparando as empresas
Agora vamos a alguns passos para passar o trator, e, tirar tudo aquilo que inibe sua semente de germinar na sua empresa. Vamos lá?
- Elimine a arquitetura tradicional do TI (CPD): Entenda, não é tudo que vai para Cloud. E também que não é todo modelo de Cloud que pode receber seu ambiente. A “Jornada para Nuvem” deve ser feita por um parceiro que se adapte a sua necessidade e não o contrário.
Para isso, conheça mais modelos de Cloud do que os mais renomados de mercado como das nuvens públicas.
- SaaS sempre: Quanto mais você conseguir consumir sua infra neste modelo será melhor.
- SLA não, XLA!: Eu costumo dizer que os SLA’s de atendimento, prescritos em contrato. São nada mais são do que “as regras da briga”, prefiro simplesmente, não brigar!
- Sou cloud brasileira, com muito orgulho!: Temos certas inclinações digitais por ainda sermos uma colônia de grandes potências estrangeiras.
Porém, fomente a economia nacional, conheça fornecedores locais que vão prestar um atendimento ainda mais personalizado.
No meio do caminho de uma grande semeadura, vêm as chuvas, a seca, pragas e tantos outros problemas. Mas empresário, vai de você saber administrar todos os imprevistos. E, importante: não desanimar caso a primeira iniciativa as coisas não deem certo. O importante é no final você conseguir produzir novos e saudáveis frutos que nem sabia ser capaz de produzir!