Migrar sua infraestrutura para a cloud – seja a partir de uma estrutura on premise ou de um ambiente em outra cloud pública – sempre traz um pouco de receio e medo até bastante racionais, muitas vezes baseados em situações reais já vivenciadas pela empresa. Afinal, toda a operação pode ficar comprometida caso o processo não seja feito de forma planejada, acompanhada e segura.
Neste artigo, você vai entender o que é a migração em quatro mãos que tanto se fala na Winov, como ela funciona e por que você deveria considerar uma provedora que se importa com a sua experiência de jornada para a cloud.
O que é migração cloud em quatro mãos?
O conceito de migração a 4 mãos foi desenvolvido na Winov depois de anos de experiência em migração, com base nos valores de atendimento humanizado e equipe sempre disponível do início ao fim do processo.
Esse formato de migração é feito em conjunto entre o cliente e a provedora de cloud – nesse caso o time de especialistas da Winov – levando sempre em consideração ambos os aspectos técnicos e as regras de negócio delineadas pelo core business.
A equipe da Winov entende que cada cliente possui suas particularidades e está em busca de um verdadeiro parceiro para auxiliá-lo nesse avanço em direção à cloud, seja para suportar crescimento ou até mesmo auxiliar em programas de compliance.
Como acontece a migração cloud em quatro mãos na Winov
A Winov possui Squad Teams complementares que, unidos, apoiam os clientes em todo o processo de migração, coordenando as atividades que fazem parte do escopo do projeto. Os Squads são compostos por especialistas que estão focados exclusivamente em encontrar e executar as melhores soluções na sua parte do projeto – isso porque existem inúmeras possibilidades de solução em nuvem.
Entenda como funciona um projeto de migração em 4 mãos:
Assessment do ambiente cloud
Tudo começa com o Squad Comercial, quando um Especialista de Implantação faz o assessment do ambiente do cliente. O assessment nada mais é do que a compreensão das necessidades de infraestrutura e premissas técnicas de cada projeto, e precisa ser feito em conjunto com o cliente para que a migração não deixe nenhum ponto importante de fora.
Essa base ajuda o Especialista a validar o projeto com a equipe técnica interna da Winov, resultando nas melhores configurações a serem aplicadas, seguindo os objetivos e regras do negócio do cliente.
Reunião de kickoff
Com a definição do escopo do projeto, o Squad de Projetos agenda a primeira reunião, ou seja, a reunião de kickoff.
Neste momento, os líderes dos Squad Teams são apresentados ao cliente e à sua equipe técnica, com a finalidade de estreitar o relacionamento entre os times e, ainda, determinar o cronograma e atribuições das atividades, janelas de migração, alinhamento dos objetos e o meio de comunicação durante o projeto.
Canal de comunicação
A partir da reunião de kickoff, a Winov cria um canal direto de comunicação com o cliente e todos os envolvidos no projeto, o que acelera o processo e facilita o acompanhamento detalhado do cronograma das atividades e progresso do projeto.
Com esse acesso e com uma equipe sempre disponível, a migração vai acontecendo de forma fluída e transparente para o cliente, além de permitir aos Especialistas da Winov um contato instantâneo em caso de dúvidas.
Checkpoints e validações
Iniciadas as execuções das atividades, são realizadas reuniões de checkpoints semanalmente para que o status do projeto seja informado. Nessas reuniões, é possível realizar ajustes como no prazo, nos métodos de migração ou na infraestrutura contratada.
Vale lembrar que, durante todo o período de migração, validações constantes são feitas, sempre com o objetivo de alcançar o sucesso do projeto e a satisfação das duas partes envolvidas.
Encerramento
Finalizadas as etapas definidas no cronograma, é fornecida ao cliente uma documentação completa das configurações realizadas durante todo o período do projeto.
Isso configura o encerramento da migração e também fornece ao time técnico do cliente recursos para compreender seu próprio ambiente cloud, construído a quatro mãos junto da Winov.
Assessoria continuada
Existem diversos itens indispensáveis para um ambiente cloud. Mas não acaba por aí!
Após o encerramento do projeto, a Winov possui um plano de assessoria continuada na qual o Squad de Suporte e Monitoramento fica de olho, 24 horas por dia e 7 dias por semana, em todo o ambiente do cliente.
Esse tipo de plano de suporte visa notificar e atuar de maneira pró-ativa em qualquer tipo de anomalia que o ambiente possa apresentar – e o mais legal é que, com oficinas exclusivas, é possível definir de maneira personalizada os itens de monitoramento e os thresholds relevantes a serem monitorados.
Por que a cloud Winov é diferente?
A Winov tem a visão de transformar o modelo de computação em nuvem, com a missão de cuidar da infraestrutura de seus clientes de forma humanizada, permitindo que eles mantenham seu foco em seu core business.
Com recursos que têm a mesma qualidade de outras grandes clouds públicas do mercado e uma camada de atendimento que nunca existiu em uma empresa de nuvem brasileira, nós acreditamos no potencial pleno dos nossos clientes, moldando uma nova experiência para entregar as melhores marcas mundiais do segmento de tecnologia.