Sustentabilidade e atenção ao meio ambiente têm sido assuntos – felizmente – cada vez mais abordados no ecossistema corporativo. Dentro da área de tecnologia, inclusive, o termo Green IT ou Tecnologia Verde já foi adotado por muitas empresas para reduzir ou eliminar os impactos ambientais da produção de equipamentos e emissão de carbono.
Dentro dessa tendência, uma das principais ações em busca da sustentabilidade é justamente a migração para as soluções em cloud computing. Neste artigo, vamos explicar como produtos e serviços na nuvem podem ajudar empresas a proteger o meio ambiente sem perder espaço em um mercado extremamente inovador.
O que é TI verde?
O movimento da TI verde vem para contrabalancear, com iniciativas em prol do meio ambiente, o crescimento exponencial do mercado de produtos tecnológicos.
Aproximadamente 70% do impacto ambiental da TI é resultante da produção de equipamentos, e, depois de chegar nas mãos de seus usuários finais, ele ainda dura alguns anos utilizando recursos naturais como energia até ser descartado – frequentemente de forma errada.
Desta forma, algumas ações que o movimento recomenda para empresas que têm interesse em diminuir o seu impacto são:
Aos fornecedores
- Estender a vida útil do equipamento, pensando em materiais de maior durabilidade
- Pensar em dispositivos que possam ser atualizados ao invés de substituídos completamente;
- Reduzir o consumo de eletricidade na produção;
- Trabalhar com logística reversa e incentivar a reciclagem de peças e componentes usados.
Às empresas que consomem esses equipamentos:
- Investir em educação e conscientização sobre desperdício e boas práticas de utilização de recursos como energia, água, papel e reciclagem de lixo;
- Engajar nas políticas de fornecedores que fazem a logística reversa, realmente devolvendo peças usadas e não descartando irregularmente;
- Adoção do cloud computing para diminuir a utilização de hardware e dos recursos necessários para manter um data center funcionando;
- Utilização de virtualização, economizando em dispositivos de usuário final que precisariam ser constantemente atualizados e trocados.
O que a cloud tem a ver com a TI verde?
Conforme mencionado acima, a migração para uma infraestrutura em cloud é uma das medidas que o movimento pela sustentabilidade na TI.
Isso acontece porque a modalidade em nuvem é baseada no compartilhamento de recursos computacionais – que, por sua vez, rodam em menos hardwares, mas mais potentes para provisionar esses recursos de forma rápida.
Por exemplo, várias empresas podem ter seus backups armazenados em um só ambiente em nuvem, que, quando bem gerenciado, garante a segurança e a disponibilidade de todos os acessos para cada uma delas.
Benefícios da cloud para o meio ambiente
Algumas das vantagens que a adoção da cloud traz para empresas que já têm consciência sobre sustentabilidade:
Economia de energia
Já falamos sobre essa vantagem: ao migrar a infraestrutura para a cloud, a empresa elimina a necessidade de ter servidores físicos conectados à energia elétrica 24h por dia e com refrigeração constante. Para algumas empresas, isso significa salas ou galpões inteiros que foram alocados para armazenar todos esses hardwares.
Aumento da vida útil de hardwares
Já os dispositivos que continuam na empresa podem ser otimizados ao utilizar aplicações baseadas em nuvem. Ao usar virtualização e soluções as a Service (como serviço), o acesso a atualizações é mais rápido, quando não é automático. Manter sistemas atualizados é uma forma de proteger os hardwares.
Diminuição de desperdício de papel
É fato: quanto mais digitais a sua empresa tornar seus processos, menos papel ela precisará utilizar. A cloud permite flexibilidade de armazenamento (com a vantagem de um acesso muito mais eficiente em caso de necessidade), compartilhamentos inteligentes e seguros e a possibilidade de eliminar o uso de grandes quantidades de papel mesmo para documentos oficiais.
Menos emissão de carbono
No quesito emissão de CO2, a cloud ajuda em duas frentes:
A primeira é que a simples eliminação dos data centers próprios já otimiza o uso dos hardwares da empresa. Novamente o conceito de compartilhamento de recursos proporcionado pela nuvem vem como vantagem, já que em um mesmo data center do provedor de cloud existem diversas empresas que não precisam mais ter hardwares próprios.
E a segunda frente é a viabilização do trabalho remoto com segurança, já que toda a estrutura da empresa pode estar na nuvem e ser acessada de qualquer lugar por qualquer colaborador. Com menos deslocamentos em veículos no mundo, automaticamente a emissão de carbono pode ser mais facilmente controlada.
Performance e consciência
Fica claro que, entre outras boas práticas e uma cultura focada na sustentabilidade, a cloud é uma ótima aliada para empresas que se preocupam com o meio ambiente.
Pense em aliar essa modalidade com as suas iniciativas e veja os benefícios que a jornada para a nuvem pode fazer pela “pegada ecológica” que a sua organização deixa no mundo.